Lançamento do livro Simetrias nos Estudos para Violão de Villa-Lobos


 

capa  

                Mesmo que Villa-Lobos seja um dos compositores brasileiros mais importantes, a pesquisa musical de sua obra se concentrou durante décadas basicamente em sua contribuição para o modernismo brasileiro e na avaliação de seu projeto de educação musical chamado Canto Orfeônico, abandonando (com raras exceções) aspectos importantes de sua técnica de composição. Esta carência colaborou para criar uma imagem de que ele fosse um compositor intuitivo e de pouca técnica. O livro Simetria Nos Estudos Para Violão De Villa-Lobos (Paco Editorial) procura mostrar não só que o compositor adotou estratégias para suas composições, como que algumas delas exploravam o cálculo matemático e a simetria como elementos fundamentais, o que se opõe radicalmente à imagem de músico intuitivo atribuída a ele. A vantagem desta abordagem é poder observar como a música de Villa-Lobos dialogava com a de outros compositores contemporâneos a ele, como Bartók e Stravinsky, por explorar estratégias semelhantes. Este trabalho está alinhado à uma nova pesquisa da música villalobiana produzida em grande parte pelos integrantes PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) coordenado pelo Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles.

                    O lançamento do livro se dará no próximo dia 20 de Maio às 20 horas no Auditório do Conservatório Souza Lima. Na ocasião, além da sessão de autógrafos com o autor Ciro Visconti, haverá uma mesa redonda com alguns dos membros do grupo PAMVILLA que discutirão o andamento e os rumos da pesquisa sobre a música de Villa-Lobos feita nos últimos anos e responderão perguntas levantadas pela audiencia. Os convidados para a mesa redonda são o Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles, o Prof. Me. Walter Nery, o Prof. Me Joel Albuquerque, o Prof. Me. Silvio Moreira (mediador), além do próprio autor do livro.

Lançamento do livro Simetrias nos Estudos para Violão de Villa-Lobos (Paco Editorial)

Data: 20 de Maio de 2015

Horário: 20:00

Local: Auditório do Conservatório Souza Lima

Endereço: Rua José Maria Lisboa, 745 – Jardins – São Paulo/SP

Convidados para mesa redonda Rumos da Pesquisa Sobre a Música de Villa-Lobos:

                    Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles

Paulo em Castelo Branco 2012 (1)

                    Graduação em Música pela Universidade Sao Judas Tadeu (1987), mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado pela University of California Riverside (2014). É Professor Doutor no Departamento de Música da ECA/USP. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e análise musical, composição, estética musical, música brasileira e teoria dos tópicos musicais (Musical Topics Theory). Coordena o PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

                    Prof. Me. Walter Nery

238 (1)

                    Doutorando em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP) com a dissertação Os voos do Passarinho de Pano e análise dos processos composicionais na suíte Prole do Bebê No 2 de Villa-Lobos; (2012). É pós-graduado (lato-sensu) pela Faculdade de Música Carlos Gomes em Linguagem e Estruturação Musical (2008) com monografia de conclusão de curso denominada O estilo de improvisação de Kurt Rosenwinkel: uma investigação analítica&. É bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1985). Possui experiência em ensino de música com ênfase nas áreas de Análise e Percepção Musical. Pertence ao PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq sob coordenação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles.

                    Prof. Me. Joel Albuquerque

20160324_104051

                    Doutorando (Teoria e Análise Musical) e Mestre (Processos de Criação Musical) pelo Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes – PPGMUS/ECA/USP (SP) em 2014, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Possui Bacharelado em Música (Trompa) pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2010) e Pós-graduação em Gestão e Elaboração de Projetos Culturais (2013) pelo CELACC/ECA/USP (SP). Atualmente é professor da Organização Assistência Social, Educação e Cultura Santa Marcelina e Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música da Faculdade Mozerteum de São Paulo (FAMOSP).

                    Prof. Me. Ciro Visconti

Ciro(1)

Foto: Pepe Brandão

                    Doutorando na área de Teoria e Análise Musical pela Universidade de São Paulo (PPGMUS/ECA/USP). Mestre em música na área de Processos de Criação Musical (PPGMUS/ECA/USP – 2014) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Bacharel em instrumento (Guitarra) pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG – 2003). É coordenador pedagógico e professor do Conservatório Souza Lima, onde leciona Guitarra, Harmonia, Contraponto, Teoria Musical e Prática de Banda. É guitarrista da banda Diafanes, com a qual lançou três álbuns e participou de cinco turnês americanas. Colabora regularmente com a Revista Guitar Player Brasil, e em 2011 lançou seu primeiro livro, Guitar Player Brasil Série Estudo Vol. I, pela Editora Melody.

                    Prof. Me. Silvio Moreira

Eu 01

                    Graduado em Psicologia (1998), mestre em Filosofia e doutorando em estética pela FFLCH-USP. Atualmente é professor visitante da pós-graduação em Música Popular da Faculdade de Música Souza Lima e professor de estética no conservatório filiado à mesma instituição, além de conselheiro fiscal do Instituto Luiz Gama. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metodologia, Fenomenologia e Estética, e na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s