Procession, do álbum Queen II. Um tributo ao Brian May.


No ano passado, eu participei do II Congresso Internacional de Estudos do Rock com um artigo que falava sobre as orquestrações de guitarra e as gravações em overdub que o Brian May fez ao longo da carreira do Queen. No artigo, além das análises musicais e descrição dos equipamentos, eu fiz cinco transcrições que eu imagino serem inéditas. Minha ideia era gravar videos para cada uma das transcrições, mas por problemas de tempo só consegui gravar o solo de Good Company. Aproveitei a foga do Natal e ano novo para fazer o segundo video desta série, Procession, do álbum Queen II.

 

“Por conta de seu título, Procession (procissão, em inglês), e de sua ambientação sombria, podemos concluir que está música é uma marcha fúnebre. Segundo o Harvard Dictionary of Music, a marcha fúnebre é uma das quatro categorias de marcha militares, normalmente escrita em tonalidade menor e em um ritmo binário simples que imita o passo solene de uma procissão em um funeral (APEL, 1972, p. 504). Uma marcha desta categoria é a primeira música da obra Music for the Funeral of Queen Mary, Z. 860 escrita pelo compositor Inglês Henry Purcell em 1695. As semelhanças entre Procession e a marcha de Purcell são tão grandes que poderiam apontar para o fato de que a inspiração inicial de May tenha sido esta obra. Ambas iniciam com uma percussão grave que se mantém durante toda música num quase ostinato; ambas possuem uma textura homoritmica e com frases curtas; ambas estão em Sol menor (apesar de que Procession muda de tonalidade a partir do c. 19); ambas são escritas para um grupo de um mesmo instrumentos (a marcha de Purcell para quatro trumpetes e Procession para sete guitarras). Além disso, a marcha de Purcell foi escrita para o funeral da rainha Mary II (1662-1694) e May pode também ter se inspirado neste nome (Queen Mary II) relacionando-o com o titulo do álbum (Queen II).”

Texto retirado do artigo BRIAN MAY: AS EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS E ORQUESTRAÇÕES DE GUITARRA NO QUEEN QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS GRAVAÇÕES EM OVERDUB (VISCONTI, 2015) e disponível nos anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock no link: http://www.congressodorock.com.br/evento/anais/2015/artigos/2/artigo_simposio_2_878_cirovisconti@gmail.com.pdf

Procession.enc

Procession.enc

Procession.enc

Procession.enc

Procession.enc

Tecnicamente, Procession não oferece muitas dificuldades. O maior desafio é conseguir tirar os timbres semelhantes aos da gravação original. Para isso, eu utilizei a minha strato Seizi plugada no Vox AC30 com falantes Celestion Blue no canal Normal (o mesmo utilizado por May) microfonado com um mic dinâmico e um condensador (Na Mix dei maior destaque para o condensador). Utilizei o meu Valve Drive da GF para esquentar um pouco o timbre e conseguir um pouco mais de sustain, mesmo assim, se você comparar com a versão original ouvirá que ainda faltou um pouco de sustentação nas notas longas. As GTR 1, 2 e 3 foram gravadas no pick up da ponte e as GTR 4, 5, 6 e 7 foram gravadas no pick up do braço. Na mixagem, joguei as três primeiras guitarras no canal direito e as GTR 4, 5 e 6 no canal esquerdo, já a GTR 7 inicia no canal direito e passa para o esquerdo a partir do compasso 21. A GTR 7 está com a sexta corda afinada em Ré (Drop D).

2016-01-03 12.24.35

2016-01-03 12.26.51

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Procession, do álbum Queen II. Um tributo ao Brian May.

  1. Junior says:

    Cara que bom isso hein.

    Junior

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s