Curso: Harmonia e Análise da Música Pós-Tonal


Olá a todos,

No próximo dia 12/01 eu retorno as minhas atividades como professor com uma novidade. Além dos meus cursos de Guitarra, Teoria Musical, Harmonia e Contraponto, iniciarei um novo curso intitulado Harmonia e Análise da Música Pós-Tonal. Um curso totalmente apostilado com a previsão de 48 aulas e o conteúdo focado em Teoria dos Conjuntos, Teoria Neo-Riemanniana, Centridade e coleções referenciais, operações de simetriaaplicadas à música e séries dodecafônicas. As aulas podem ser individuais ou em pequenos grupos de no máximo 3 pessoas.

Tópicos do curso:

Introdução

  • 6 características da música tonal segundo Joseph Straus
  • 5 características da música tonal segundo Dmitri Tymoczko
  • Conceito de pós-tonalidade

Teoria dos Conjuntos

  • Origem histórica
  • Equivalência de oitava
  • Classe de Alturas (Pitch Class)
  • Notação com inteiros
  • Módulo 12
  • Mostrador de relógio (Clockface)
  • Intervalos entre alturas (interval pitch – ip)
  • Intervalos entre classe de alturas (pitch class intervals – i)
  • Classe de intervalos (interval class)
  • Conteúdo das classes de intervalos (interval-class content)
  • Vetor classe-intervalar (interval-class vector)
  • Conjuntos de classe de alturas (pitch class set)
  • Forma normal dos conjuntos de classe de altura (Normal Form)
  • Transposição (Tn)
  • Inversão (TnI)
  • Número de índice
  • Inversão (Ixy)
  • Classe de Conjuntos (set class)
  • Forma prima (prime form)
  • Tabela Forte
  • Notas comuns sob transposição
  • Simetria Transpositiva
  • Notas comuns sob inversão
  • Vetor de índice
  • Simetria Inversiva
  • Relação-Z
  • Relação de complemento
  • Relações de subconjunto e superconjunto
  • Combinação transpositiva
  • Relações de contorno
  • Projeção compositiva
  • Encadeamentos
  • Espaço de notas atonal

Simetria

  • Definição de Simetria
  • Módulos e Motivos de Simetria
  • Operações de Simetria
  • Translação
  • Reflexão
  • Rotação
  • Inversão
  • Dilatação
  • Simetria na música
  • Espelhamentos
  • Palíndromos
  • Modos de transposição limitada de Messiaen
  • Mediações
  • Transposições
  • Simetria em acordes

Teoria Neo-Riemanniana

  • Introdução histórica: o dualismo harmônico
  • As tríades no espaço cromático
  • Transformações triádicas
  • As transformações P e L
  • Os Ciclos hexatônicos
  • A transformação R
  • A Tonnetz
  • Transformações híbridas
  • Transformações P + L e L + P
  • Transformações S (L + P + R), N (R + L + P) e H (L + P + L)
  • A tríade aumentada como um eixo de transformações triádicas
  • As Regiões Weitzmann
  • Relação entre as Regiões Weitzmann e os ciclo hexatônicos
  • O Cube Dance de Douthett
  • O Cube Dance com o mostrador de relógio
  • Outras transformações híbridas
  • Tabela de parcimônia entre tríades
  • Dissonâncias: as transformações aplicadas à acordes de outras cardinalidades
  • As quatro estratégias de Rameau
  • Eliminação (deletion)
  • Redução (reduction)
  • Substituição (substitution)
  • Combinação (combination)
  • As transformações de tétrades na Tonnetz
  • A Tonnetz 3D
  • O gráfico da Aranha de Boretz
  • Regiões octatônicas
  • O Cube Trio de Douthett

Centricidade e Coleções Referenciais

  • Centricidade
  • Eixo inversivo
  • Cardinalidade
  • A Coleção Diatônica
  • A Coleção Acústica
  • A Coleção Harmônica (menor)
  • A Coleção Harmônica (maior)
  • A Coleção Cigana
  • Interação entre coleções de mesma cardinalidade
  • A Coleção de Tons Inteiros
  • A Coleção Hexatônica
  • A coleção Octatônica
  • Interação entre coleções de diferentes cardinalidades

Séries Dodecafônicas

  • Operações Básicas
  • Série Original, Retrógada, Invertida e Ret’rogada-invertida
  • Matriz 12 X 12
  • Estruturas de subconjuntos
  • Invariantes
  • Séries derivadas
  • Séries de combinatoriedade hexacordal
  • combinatoriedade original
  • combinatoriedade inversiva
  • combinatoriedade retrógada
  • combinatoriedade retrógado-inversiva
  • Matrizes rotatórias
  • Multiplicação
  • Matrizes tricordais

Maiores informações pelo email cirovisconti@gmail.com

Que 2015 seja um ano de muito estudo!!

anuncio

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Divulgação, Estética musical, Guitarra, Harmonia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s