Ciclo de palestras Unidade da Arte Contra a Copa do Mundo – sexto encontro, dia 08/07


Chegamos ao nosso penúltimo encontro de nosso ciclo de palestras. Mais uma vez ele se dará na Sala de de Cultura localizada na Avenida Paulista, 925, décimo andar, sala 102. Novamente não será necessário a utilização de senhas e os participantes podem apenas anunciar na portaria do prédio que irão na sala 102.

A programação desse encontro será a seguinte:

14:00 – chegada dos participantes

15:00 – A Contemplação da Harmonia das Esferas: uma análise do passo 34 no diálogo “Timeu” de Platão (sexta de sete palestras)

16:30 – Intervalo

17:00 – Um choro do bandido Chico Buarque

18:30 – Intervalo

19:00 – Análise do Filme “Excalibur”, de John Boorman (sexta de sete palestras)

21:00: Término do evento

Mais uma vez faremos a transmissão do encontro pelo Hangouts.

Aqui estão os folders das palestras desse sexto encontro:

harmonia das esferas

A Unidade da Arte na Filosofia Grega (curso dividido em 7 palestras) A Contemplação da Harmonia das Esferas: uma análise do passo 34 no diálogo ‘Timeu’ de Platão – Silvio Moreira e Ciro Visconti

Neste sexto encontro será dado continuidade ao curso sobre o passo 34 do diálogo ‘Timeu’ de Platão, que apresenta um resumo de nossos últimos 15 anos de pesquisa em teoria da harmonia e artes liberais. O que trabalhamos deste diálogo de Platão não se reduz à prática musical, menos ainda a uma teoria da afinação. Trabalhamos com a hipótese de que o conhecimento construído pelo programa da paidéia pressupõe que a magnitude de suas operações depende da devida articulação dos procedimentos fundamentais da compreensão, aqueles que se identificam por serem livres de qualquer finalidade. Estas artes, por não servirem a nenhum fim para além de seus respectivos exercícios, foram chamadas ‘liberais’, em oposição às servís, em que se configuram as técnicas aplicadas. As artes liberais permitiriam em sua devida articulação a operação articulada da própria totalidade a partir de seus fundamentos. Por essa razão também não consideramos que possam ser reduzidas a disciplinas apenas, menos ainda a disciplinas introdutórias para o ingresso nos patamares superiores da razão, como se compreendeu na Idade Média. Nosso objetivo é oferecer uma vivência sobre o texto de Platão em que cada uma das artes liberais é exercida, ao passo que se interpenetram e entrelaçam a unidade do real.

chorobandido

Um choro do bandido Chico Buarque – Silvio Moreira

Semelhante ao nosso último encontro, analisaremos agora a canção ‘Choro Bandido’, de Chico Buarque. Todavia, diferentemente da abordagem empregada sobre a música popular até então em nossas palestras, nos limitaremos ao desdobramento da letra e suas relações com a mitologia grega nela mencionada. Esta abordagem continua em conformidade com os parâmetros estabelecidos em nosso primeiro encontro para a fruição estética e sua crítica: o caráter não designativo da arte, sua hemenêutica centrípeta e a reversibilidade do tempo. Ao passo que a análise formal de ‘Corrente’ em nosso último encontro apresentou relações sintáticas com os demias cursos e palestras, agora serão mostradas algumas relações semânticas. Uma de nossas finalidades é destacar que os parâmetros estabelecidos para a fruição estética se mantém seja sintática seja semanticamente.

excalibur

A Unidade da Arte no Cinema Inglês (curso dividido em 7 palestras) Análise do Filme “Excalibur”, de John Boorman – Silvio Moreira

Neste quinto encontro será retomada a análise do filme ‘Excalibur’, de John Boorman, centro conceitual da trilogia limitada por ‘Zardoz’ e ‘Floresta de Esmeralda’, realizado em 1981, com adaptação de Rospo Pallenberg para a obra do renascentista Thomas Malory (1414–1471) “Le Morte d’Arthur”, consultoria de Neil Jordan e música de Trevor Jones, com excertos de obras de Richard Wagner e Carl Orff, vencedor do prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes. Assim como na música popular, o processo industrial da manufatura cinematográfica, seu apelo às e seu assédio pelas massas também serviu para atenuar a expectativa com o que nele pode se operar. Assim como nas atividades deste dia, pretendemos indicar o caminho que revela a amplitude de relações que se operam por esta obra, sem que nada representem ou designem, expressem ou comuniquem para além dela mesma, entrelaçando na unidade do mundo que abre trama e imagem, proporção e narrativa, harmonia e enredo, na unidade temática que somente uma obra de arte pode constituir. Necessário já haver assistido o filme antes do evento.

Mais informações em:

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/05/21/palestras-gratuitas-durante-os-jogos-do-brasil-na-copa-da-fifa/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/06/a-unidade-da-arte-contra-a-copa-do-mundo/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/11/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-primeiro-encontro-dia-120614/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/15/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-segundo-encontro-dia-170614/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/21/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-terceiro-encontro-dia-230614/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/24/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-terceiro-encontro-dia-230614-2/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/07/02/ciclo-de-palestras-unidade-da-arte-contra-a-copa-do-mundo-quinto-encontro-dia-0407/

 

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
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