Ciclo de palestras “A Unidade da Arte Contra a Copa” – quarto encontro, dia 28/06/14


O time brasileiro passou de fase na copa da fifa e assim nós faremos o nosso quarto encontro de nosso ciclo de palestras de protesto (ou pretexto) pacífico contra a alienação que o futebol proporciona. Antes de passar maiores informações eu queria fazer um pequeno comentário pessoal sobre o quanto a audiência (tanto presencial quanto pela internet) das palestras está contribuindo para elevar a qualidade dos assuntos que estudamos. Em nenhum momento enquanto planejávamos e preparávamos as palestras eu tive uma previsão tão otimista para tamanha quantidade e principalmente qualidade do público. Meus sinceros agradecimentos à todos que participaram desses encontros até agora! Aproveito também para reforçar o convite a quem ainda não pode comparecer e dizer que todos são bem-vindos.

Esse nosso quarto encontro será no sábado 28/06 e iniciará às 11:00 da manhã (lembrando que esse jogo será às 13:00). Em virtude do esquema de segurança do edifício da Av. Paulista que fica a Sala de Cultura ser muito mais rígido aos finais de semana e exigir uma lista prévia dos participantes (o que para nós seria impossível pois só destribuímos os ingressos uma hora antes de cada evento), nós preferimos transferir o nosso encontro para a Oficina de Arte e Ensino que se localiza na Av. Leôncio de Magalhães, 1499, próximo a estação Jardim São Paulo (linha azul) do metrô. Voltaremos para a Sala de Cultura da Paulista em jogos que caírem em dias de semana.

A programação desse nosso quarto encontro será a seguinte:

10:00 – retirada de ingressos gratuitos

11:00 – A Contemplação da Harmonia das Esferas: uma análise do passo 34 no diálogo “Timeu” de Platão (quarta de sete palestras)

12:30 – Intervalo

13:00 – Improvisação Pós-Tonal

14:30 – Intervalo

15:00 – Análise do Filme “Excalibur”, de John Boorman (quarta de sete palestras)

17:00: Término do evento

As palestras serão novamente transmitidas pelo Hangouts.

Aqui estão os folders das palestras desse quarto encontro.

harmonia das esferas

A Unidade da Arte na Filosofia Grega (curso dividido em 7 palestras) A Contemplação da Harmonia das Esferas: uma análise do passo 34 no diálogo ‘Timeu’ de Platão – Silvio Moreira e Ciro Visconti

Neste quarto encontro será dado continuidade ao curso sobre o passo 34 do diálogo ‘Timeu’ de Platão, que apresenta um resumo de nossos últimos 15 anos de pesquisa em teoria da harmonia e artes liberais. O que trabalhamos deste diálogo de Platão não se reduz à prática musical, menos ainda a uma teoria da afinação. Trabalhamos com a hipótese de que o conhecimento construído pelo programa da paidéia pressupõe que a magnitude de suas operações depende da devida articulação dos procedimentos fundamentais da compreensão, aqueles que se identificam por serem livres de qualquer finalidade. Estas artes, por não servirem a nenhum fim para além de seus respectivos exercícios, foram chamadas ‘liberais’, em oposição às servís, em que se configuram as técnicas aplicadas. As artes liberais permitiriam em sua devida articulação a operação articulada da própria totalidade a partir de seus fundamentos. Por essa razão também não consideramos que possam ser reduzidas a disciplinas apenas, menos ainda a disciplinas introdutórias para o ingresso nos patamares superiores da razão, como se compreendeu na Idade Média. Nosso objetivo é oferecer uma vivência sobre o texto de Platão em que cada uma das artes liberais é exercida, ao passo que se interpenetram e entrelaçam a unidade do real.

postonal

Improvisação Pós-Tonal  – Ciro Visconti

Na segunda parte do século 19 alguns compositores começaram a se afastar do sistema Maior/Menor que foi amplamente utilizado no período da prática comum. Este movimento de afastamento do sistema tradicional não foi coordenado ou liderado por um grupo majoritário de compositores e nem convencionado em encontros ou reuniões de músicos que estivessem ansiando por mudanças, resultando assim numa ruptura abrupta de um sistema e sua consequente substituição por outro. Ao invés disso, ocorreu inicialmente de forma gradual em que grupos de músicos começaram a experimentar e se inspirar por sonoridades encontradas no folclore de diferentes regiões, ou por estruturas musicais simétricas, ou por serialização de sons, ou por tratamentos texturais, entre outras possibilidades que caraterizaram diferentes movimentos musicais como o modernismo, o impressionismo, o serialismo, o minimalismo, etc. Diversas teorias e técnicas de análise como a teoria dos conjuntos, a teoria neo riemanniana, entre outras foram criadas para entender e descrever melhor a música desses compositores. O termo “pós-tonal” é usado para definir  harmonia e as estruturas musicais utilizadas na música a partir desse período. Deve-se destacar que ele não é sinônimo de “atonal”, já que não tem necessariamente o compromisso de negar o sistema Maior/Menor, mas que também não excluí essa possibilidade e nem as técnicas atonais. A música popular que despontou no início do século 20 também utilizou esses novos conceitos e certamente os improvisadores, além dos compositores do gênero, puderam explorar essa rica linguagem musical. Na palestra Improvisação Pós-Tonal a aplicação de algumas dessas estruturas será demonstrada na prática da improvisação, descrevendo um método que não pretende negar, mas completar o método da improvisação tonal.

excalibur

A Unidade da Arte no Cinema Inglês (curso dividido em 7 palestras) Análise do Filme “Excalibur”, de John Boorman – Silvio Moreira

Neste quarto encontro será retomada a análise do filme ‘Excalibur’, de John Boorman, centro conceitual da trilogia limitada por ‘Zardoz’ e ‘Floresta de Esmeralda’, realizado em 1981, com adaptação de Rospo Pallenberg para a obra do renascentista Thomas Malory (1414–1471) “Le Morte d’Arthur”, consultoria de Neil Jordan e música de Trevor Jones, com excertos de obras de Richard Wagner e Carl Orff, vencedor do prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes. Assim como na música popular, o processo industrial da manufatura cinematográfica, seu apelo às e seu assédio pelas massas também serviu para atenuar a expectativa com o que nele pode se operar. Assim como nas atividades deste dia, pretendemos indicar o caminho que revela a amplitude de relações que se operam por esta obra, sem que nada representem ou designem, expressem ou comuniquem para além dela mesma, entrelaçando na unidade do mundo que abre trama e imagem, proporção e narrativa, harmonia e enredo, na unidade temática que somente uma obra de arte pode constituir. Necessário já haver assistido o filme antes do evento.

Maiores informações nesses links:

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/05/21/palestras-gratuitas-durante-os-jogos-do-brasil-na-copa-da-fifa/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/06/a-unidade-da-arte-contra-a-copa-do-mundo/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/11/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-primeiro-encontro-dia-120614/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/15/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-segundo-encontro-dia-170614/

https://cirovisconti.wordpress.com/2014/06/21/ciclo-de-palestras-a-unidade-da-arte-contra-a-copa-terceiro-encontro-dia-230614/

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
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