Orquestra de Guitarras Souza Lima


Orquestra de Guitarras Souza Lima (Release)

A idéia de uma orquestra de guitarras começou a nascer em 1997, quando quatro guitarristas brasileiros se juntaram para formar um grupo chamado Quarteto Quadrivium. Esse grupo se especializou em interpretar obras de compositores de música erudita, e para isso utilizou o tradicional quarteto de cordas como modelo, tanto para a escolha de seu repertório, como para as adaptações feitas em seus instrumentos. Essas pesquisas preliminares com o Quarteto Quadrivium foram decisivas para que fosse possível a estruturação de uma Orquestra de Guitarras.

Após a separação do Quarteto Quadrivium, o guitarrista e professor Ciro Visconti, um dos membros fundadores do quarteto, decidiu ampliar essa experiência fundando em 2002 a Orquestra de Guitarras Souza Lima, formada por seus alunos no Conservatório Souza Lima (São Paulo, BR). A idéia era criar uma nova abordagem para a disciplina de prática de conjunto, na qual os alunos de guitarra tivessem a oportunidade de aprender um repertório completamente diferente daquele comum ao seu instrumento, e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de leitura em diversas claves.

Da mesma forma que o Quarteto Quadrivium era baseado no quarteto de cordas, formado por dois violinos, uma viola e um cello, a Orquestra de Guitarras Souza Lima utiliza como modelo a orquestra de cordas de câmara, com doze componentes divididos em cinco naipes: Guitarras I (guitarras piccolo), Guitarras II, Guitarras III, Guitarras IV (guitarra barítono) e Guitarras-Baixo.

A introdução das guitarras piccolo, barítono e baixo no grupo, somadas as guitarras tradicionais, foi fundamental para que nascesse uma família de instrumentos derivados da guitarra elétrica, correspondendo assim à família do violino que integra a orquestra de cordas.

Além de um projeto didático, a Orquestra de Guitarras Souza Lima se tornou um projeto artístico, e dessa forma passou a fazer concertos em cidades de diversas regiões e estados brasileiros, tais como: São Paulo, Porto Alegre, Limeira, São Leopoldo, Novo Hamburgo, entre outras. Nesses concertos, a Orquestra conquistou o respeito e a admiração do público, notabilizando-se por dar uma nova abordagem à um estilo musical tradicional, e ao mesmo tempo, trazer um repertório extremamente rico e totalmente inusitado para a guitarra.

O grupo também gravou um álbum em 2006 executando composições de Wolfgang Amadeus Mozart. Desde então, a Orquestra tem se especializado em obras do compositor austríaco, e o repertório de seus concertos passou a ser composto exclusivamente delas.

Formação:

Ciro Visconti – regente

Micael Antunes, Thiago Lima, Leandro de César e José Antunes: Guitarras I (Piccolo)

Leonardo Barbosa, Lívio Segnini e Alexandre Rincon: Guitarras II

Lucas Barbosa e Bruno Kendi: Guitarras III

Alexandre Chamy e Matheus Mafra: Guitarras IV (Baritone Guitars)

Rafael Ikeda: Guitarras (Guitarra-Baixo)

Repertório:

Divertimento in D major, K.136 (W. A. Mozart)

I – Allegro
II – Andante
III – Presto

Divertimento in Bb major, K.137 (W. A. Mozart)

I – Andante
II – Allegro di molto
III – Allegro assai

Divertimento in F major, K.138 (W. A. Mozart)

I – Allegro
II – Andante
III – Presto

Eine kleine Nachtmusik (Serenade No. 13 for strings in G major), K.525 (W. A. Mozart)

I – Allegro
II – Romanza
III – Menuetto
IV – Rondo

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Guitarra, Orquestra de Guitarras Souza Lima. Bookmark the permalink.

One Response to Orquestra de Guitarras Souza Lima

  1. Whyfred says:

    Pena não estar em SP para conferir. Gostei de conhecer um pouco da história de vocês descrita brevemente pelo Ciro. Tem algum video no youtube?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s