Diário de gravação (parte 26)


27 de março de 2012.

Chegamos no Nimbus as 21:30 para a última sessão de gravação de nosso disco. Nessa sessão gravamos os backings de “The Leaf” e de “Ave”. Era muita coisa para uma sessão, mas tem de ser feito hoje pois a Lorena já vai para os EUA amanhã (semana que vem iniciamos nossa quinta turne americana).

Começamos com “The Leaf”, que foi um backing que eu escrevi seguindo uma idéia da Luma. A Lorena acabou gravando rapidamente esses backings, e no fim a música estava com uma pegada muito mais forte. É impressionante como os backing vocals mudam a sonoridade de uma música. Compor linhas de backing vocal é definitivamente uma das coisas que mais gosto de fazer.

Em seguida ela passou ela passou para as linhas de backing de “Ave”, que é uma música que tem muito mais partes de vocal. Ela começou com os refrões, gravou o primeiro que tem melodias bem mais graves, o que ficou bem legal porque dá uma ótima sustentação a essa parte. Em seguida ela foi para o segundo refrão, que, ao contrário do primeiro, tem duas vozes bem agudas, e acaba se destacando bem mais em relação a parte instrumental. Depois gravou o último, que é composto por duas linhas em contraponto com o vocal principal. Esse terceiro soou muito bem, combinando perfeitamente com o climax do final da música.

Em seguida ela foi gravar a segunda voz do interlúdio, que é aquela melodia que tem frases em português e inglês alternadamente, e que acaba virando a base do solo de guitarra. Essa parte foi mais difícil, em primeiro lugar porque é um ostinato muito longo e achar a hora certa das respirações é um desafio. Em segundo lugar, porque estávamos todos muito cansados, não só pelo trabalho de hoje, mas por causa do acumulado de todas as sessões nesses 37 dias.

Ouvimos a música, e eu tive aquela sensação de trabalho recompensado, pois esta soando muito bem! E assim, acabamos as gravações de nosso disco, agora iremos sair em turnê e só depois começaremos a mixagem. Por isso, eu vou dar um tempo nesse diário, mas volto assim que entrarmos para mixar.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s