Diário de gravação (parte 24)


25 de março de 2012.

Ficamos dois dias sem gravar, pois na sexta (23/03) tivemos um show na Cultura Inglesa de Santo André. Essa série de shows que temos feito na Cultura Inglesa são super legais, pois acompanham uma exposição sobre ficção científica inglesa, e portanto montamos um show que se adaptada bem a esse tema, com muito Theremin e sonoridades mais sombrias. Estamos adorando essa experiência!

Além disso, aproveitamos o fim de semana para ensaiarmos o setlist dos shows da nossa turnê que começa em menos de duas semanas. Foi muito legal tocar as músicas novas pela primeira vez depois que as gravamos.
Depois dessa maratona do fim de semana, ainda tivemos energia para irmos ao Nimbus no final da noite de domingo para mais uma sessão de voz, a Lorena dessa vez gravou “Eixo”.

Ela primeiramente fez alguns takes inteiros, para se acostumar com a nova melodia das estrofes, pois eu havia mudado um dia antes. Em pouco tempo, tínhamos um take perfeito, com uma interpretação excelente.

Logo em seguida passamos aos backings. Essa foi a parte mais difícil, pois eu tinha entregado as partituras dos backings a ela dois dias antes, e ela não teve tempo de estudá-los como queria. Mas, aos poucos ela foi aprendendo as linhas e ficando confortável. A música começou a ganhar uma sonoridade meio épica com os vocais, e o San, se empolgou e começou a pedir para a Lorena dobrar mais e mais vezes as diversas linhas que eu havia escrito. No final ficaram 16 canais de voz, somente no refrão! Foi lindo ouvir somente os canais de voz solados.

Quando parecia que havíamos terminado, a Lorena achou que faltava ainda algumas linhas de voz em uma parte da música que ela canta só com o acompanhamento de violão. Pensei em uma melodia cantada em bocca chiusa (cantada com a boca fechada), todos gostaram e eu aproveitei e já escrevi uma outra linha que harmonizava com a primeira. Ao final, a música estava com essa sonoridade forte, e épica. Ouvimos todos uma vez mais, com muita atenção e ficamos muito satisfeitos.

Mais uma música terminada. Aliás, todas as linhas de vocal principal da Lorena já foram. Faltam alguns backings, algumas percurssões e a linha de voz da Luma em “Penas”. Todas essas coisas nós precisamos gravar até terça, pois o Leandro e a Lorena já vão viajar na quarta. Nosso tempo está apertado.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s