Diário de gravação (parte 23)


22 de março de 2012.

Voltamos para o estúdio hoje a noite para que a Lorena gravasse o vocal de “Period”. Antes disso, à tarde, eu havia terminado de escrever as últimas linhas de backing vocal do disco. Esse será o nosso álbum com mais partes de coro e eu tenho um orgulho especial disso, já que minhas bandas favoritas (como Queen) também exploravam ao máximo esse recurso.

“Period” é uma dessas músicas com diversas partes de vocal. Ela tem um clima meio sombrio que me lembra as músicas da época do “See Through”, e os vocais que a Lorena gravou aumentaram ainda mais essa característica. Essa música entrou de última hora no disco, e por isso fizemos uma pré-produção menos detalhada dela. Por esse motivo, nós mesmos temos nos surpreendido com o rumo que ela tomou conforme fomos gravando as partes.

A Lorena começou com as três estrofes, que são formadas por uma melodia bem tensa sobre um acorde meio diminuto. Eu realmente adorei a combinação da tensão entre melodia e harmonia com a letra e a interpretação dessas partes. Gravamos alguns takes, discutimos alguns aspectos da interpretação, e rapidamente chegamos a um resultado que deixou todos satisfeitos.

Em seguida, ela gravou os refrões e a segunda parte da música, que são melodias cantadas com bem mais energia e volume. Seu primeiro take foi tão bom que resolvemos nem gravar outros, e assim todas as partes de voz principal já estavam gravadas.

A partir daí comçamos a fazer os backings, dos refrões e da segunda parte da música. Essas duas partes ficaram com três linhas de vocal (uma linha principal e dois backings). Esse é um momento sempre muito trabalhoso, pois sempre dobramos cada linha de backing, mas o resultado sempre é gratificante.

Assim que ela gravou todos os backings, nós tínhamos mais uma música pronta, e agora só falta uma que ainda está sem vocal. Amanhã não teremos sessões de gravação pois iremos tocar em Santo André, no sábado também não, pois iremos ensaiar o show da turnê, voltaremos para o Nimbus apenas no domingo à noite.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s