Diário de gravação (parte 15)


05 de Março de 2012.

Hoje fomos cedo para o Nimbus para passar o som do koto. Para quem não conhece, o koto é uma espécie de “harpa horizontal” usada na música tradicional japonesa. A Lorena toca koto há alguns anos, e nós já tínhamos utilizado esse instrumento em “Obviously Clear” (veja o vídeo abaixo). Nessa sessão teremos de completar as gravações de três músicas, “Griffin’s Shadow”, Sakura  e a nova música ainda sem título.

O San usou cinco microfones e o timbre do koto ficou ótimo, devido a ótima ambiência da sala do Nimbus. A Lorena começou a gravar “Griffin’s Shadow”, que era a mais difícil das três. Começou pelas partes pesadas, as estrofes e os refrões, e em seguida gravou a segunda parte da música, que é bem mais tranquila. Depois ela gravou o longo interlúdio, a parte mais difícil da música que é o contraponto de guitarra, baixo e koto. Assim como eu, ela estava preocupada com essa parte, mas em poucos takes ela conseguiu um excelente! Eu fiz uma montagem de vídeos com os takes de koto e guitarra, assim dá para entender melhor esse interlúdio.

Depois de um pequeno descanso, ela passou para a música nova que (ainda) não tem título (está difícil de batizar essa). Para essa música, ela mudou a afinação do koto, trocando a afinação da escala Hira-Dioshi (Ré, Mib, Sol, Lá e Sib), por uma escala menos tradicional (Ré, Fá#, Sol, Lá e Sib). Essa música deve ser um enorme desafio de resistência, pois ao longo das duas estrofes o koto fica tocando constantemente um acorde aumentado (Bb+) em ritmo de colcheias. Depois ela passou a gravar o seu solo, que é composto por vários “bends” (não sei se esse termo é aplicado ao koto) feitos em duas cordas ao mesmo tempo. O efeito é incrível.

Em seguida, ela começou a trabalhar em “Sakura”. Infelizmente, eu precisava ir embora porque já era o horário de minha aula. Contudo, eu pude ouvir o take mais tarde e realmente ele ficou excelente. O resultado de hoje foi excelente, pois a Lorena conseguiu gravar todas as suas partes de koto. Amanhã não teremos sessões de gravação, mas quarta começaremos as sessões de voz.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos, Guitarra. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s