Diário de gravação (parte 15)


05 de Março de 2012.

Hoje fomos cedo para o Nimbus para passar o som do koto. Para quem não conhece, o koto é uma espécie de “harpa horizontal” usada na música tradicional japonesa. A Lorena toca koto há alguns anos, e nós já tínhamos utilizado esse instrumento em “Obviously Clear” (veja o vídeo abaixo). Nessa sessão teremos de completar as gravações de três músicas, “Griffin’s Shadow”, Sakura  e a nova música ainda sem título.

O San usou cinco microfones e o timbre do koto ficou ótimo, devido a ótima ambiência da sala do Nimbus. A Lorena começou a gravar “Griffin’s Shadow”, que era a mais difícil das três. Começou pelas partes pesadas, as estrofes e os refrões, e em seguida gravou a segunda parte da música, que é bem mais tranquila. Depois ela gravou o longo interlúdio, a parte mais difícil da música que é o contraponto de guitarra, baixo e koto. Assim como eu, ela estava preocupada com essa parte, mas em poucos takes ela conseguiu um excelente! Eu fiz uma montagem de vídeos com os takes de koto e guitarra, assim dá para entender melhor esse interlúdio.

Depois de um pequeno descanso, ela passou para a música nova que (ainda) não tem título (está difícil de batizar essa). Para essa música, ela mudou a afinação do koto, trocando a afinação da escala Hira-Dioshi (Ré, Mib, Sol, Lá e Sib), por uma escala menos tradicional (Ré, Fá#, Sol, Lá e Sib). Essa música deve ser um enorme desafio de resistência, pois ao longo das duas estrofes o koto fica tocando constantemente um acorde aumentado (Bb+) em ritmo de colcheias. Depois ela passou a gravar o seu solo, que é composto por vários “bends” (não sei se esse termo é aplicado ao koto) feitos em duas cordas ao mesmo tempo. O efeito é incrível.

Em seguida, ela começou a trabalhar em “Sakura”. Infelizmente, eu precisava ir embora porque já era o horário de minha aula. Contudo, eu pude ouvir o take mais tarde e realmente ele ficou excelente. O resultado de hoje foi excelente, pois a Lorena conseguiu gravar todas as suas partes de koto. Amanhã não teremos sessões de gravação, mas quarta começaremos as sessões de voz.

Advertisements

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor e coordenador pedagógico do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos, Guitarra. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s