Diário de gravação (parte 7)


25 de Fevereiro de 2012.

Não precisei acordar cedo hoje, pois as sessões começaram as 13:30 hs. Hoje eu gravei “Ave”, uma música com muita influência de Baião e que tem diversos timbres de guitarra. Eu saberia que por causa dessa variedade de timbres essa sessão seria difícil, pois teria de mudar diversas vezes de amplicadores, pedais e microfones, e realmente foi.

Essa música eu toquei com a minha Seizi creme, com o ideograma japonês no escudo, e com os JCM800 e 900. A introdução da música é feita só com guitarra e voz. Eu usei um delay DD2 da boss para fazer um efeito que lembra um fole de sanfona, para realçar esse efeito eu toquei as notas omitindo o ataque da palheta com o botão de volume (volume swell). Dobrei três linhas harmonizadas (estou ferrado para tocar isso ao vivo).

Depois, para aproveitar o mesmo timbre, toquei o interlúdio da música. Apenas troquei o DD2 Boss pelo Analog Delay da GF, porque precisava de um som mais orgânico. Essa é uma parte mais melancólica e que me lembra um pouco Pink Floyd, e eu aproveitei para gravar uma outra guitarra fazendo os acordes com um timbre um pouco mais psicodélico (veja o vídeo abaixo). O San comprou de cara a idéia e programou um pan que fica alternando o canal esquerdo e direito de forma randômica. É muito bom trabalhar com um produtor que já conhece a banda!

Depois gravei a base das estrofes e dos refrões. Dobrei som limpo com distorcido, essa mistura sempre me agrada. Ainda usei o meu Phaser da GF para um efeito no refrão da música. Tantas trocas de timbres acabaram tomando todo o meu tempo de estúdio, e acabou não dando tempo de gravar o solo (que ficou para amanhã).

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor e coordenador pedagógico do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos, Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment