Diário de gravação (parte 4)


22 de Fevereiro de 2012 (quarta-feira de cinzas).

Hoje foi praticamente um dia de folga em nossas gravações. Apenas o Léo foi ao estúdio para desmontar sua bateria e ouvir cuidadosamente todos os takes gravados nos dois dias anteriores. É sempre importante fazer uma audição do que gravou com o ouvido descansado, pois sempre algum detalhe indesejável pode passar.

Como fiquei de folga das gravações, e a maioria de meus alunos me deu cano no Conservatório Souza Lima, aproveitei o dia para estudar as partes que irei gravar, para colocar alguns assuntos em dia e para pensar um pouco na trajetória da banda, afinal estamos indo para o nosso terceiro álbum (além de 3 singles), e nesse ano completaremos 10 anos de banda. Todos os meus projetos anteriores, por mais que fossem bem sucedidos, nunca passaram de um primeiro disco (alguns nunca chegaram tão longe) e jamais duraram tanto. Fiquei pensando nessa longevidade do Diafanes, e sobre todas as coisas que mudaram desde o começo até hoje em dia.

Depois de um tempo, percebi que perguntar sobre o que mudou de lá para cá não era tão interessante como perguntar sobre o que permaneceu. Quer dizer, o que ficou inalterado entre o projeto que começou em meados de 2002 e a banda que existe hoje para que nós continuemos chamando de “Diafanes”? Pensar no que mudou é fácil, pois muita coisa mudou. A começar pelo integrantes, já que das pessoas que entraram no estúdio para gravar o See Through só duas ainda estão na banda (a Lorena e eu), se contarmos que além dos dois novos substitutos (Leandro e Léo) temos também uma nova integrante (Luma), veremos que mais da metade da banda mudou. Além disso, estamos todos 10 anos mais velhos (óbvio!). Mas isso quer dizer, que mesmo eu e a Lorena somos pessoas muito diferentes hoje em relação àquelas que gravaram o primeiro disco, pois temos a experiência de todas as sessões de gravação que participamos, de todas as turnês que fizemos, de todos os shows, etc.

É claro que muita coisa mudou, não poderia ser diferente. Tudo que evolui, evolui porque muda. Mas o que permaneceu? Bom, essa é uma pergunta que eu acho bem mais profunda. Em primeiro lugar permaneceu a Lorena, que é a idealizadora do projeto original. A primeira fagulha de sonho de se montar essa banda veio da cabeça dela, e essa fagulha ainda está causando incêndios. Eu também permaneci, e apesar de ter entrado na banda após alguns meses de ter sido formada, eu sempre compartilhei dessa ideia original (mesmo antes de ser um membro oficial da banda). Além disso, a Lorena e eu somos os compositores principais desde o primeiro álbum, o que deu uma certa unidade ao nosso som (apesar de nossas músicas soarem tão diferentes hoje em dia). Há também outra coisa a considerar, de que as nossas escolhas para substituir os músicos que sairam foram pensando em manter essa unidade, ou seja, procuramos músicos que se identificassem com o projeto.

Mas, no fim das contas, o que eu realmente acho que não mudou foi o amor que todos nós (membros atuais e antigos) temos por fazer música! Compomos, fazemos arranjos, ensaiamos, tocamos ao vivo, gravamos, mixamos masterizamos, etc, com a mesma disposição, o mesmo prazer e a mesma alegria que sempre tivemos. Adoramos fazer música, e adoramos fazer isso juntos. Isso nunca mudou e nunca irá mudar, e é por isso que eu tenho certeza de que essa longividade do Diafanes se preservará por outras décadas. Que venham outros 10 anos!!

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor e coordenador pedagógico do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Diafanes, Diário de gravação - 2012, Equipamentos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

