Diafanes: Diário de Gravação


Nesse último fim de semana o Diafanes voltou ao Estúdio Nimbus para gravar duas músicas que foram sobras das sessões do “Obviously Clear”: “Ruído Abóbora” e “Sparkle”. “Ruído Abóbora” é a primeira música totalmente em português do Diafanes e “Sparkle” é a primeira música que eu toco apenas Theremin e não guitarra. Essas gravações também marcam a primeira colaboração fonográfica do Leandro De Cesar com a banda!!! Longa vida ao novo baixista!!!

Vou fazer uma espécie de diário de gravação por aqui:

Dia 12/11 às 17:30

Primeiro dia de gravação! Eu fui o primeiro a chegar para descarregar as guias que tínhamos gravado no meu computador e as bateras que tinham sido gravadas pelo Rafa em 2007. Foi bem legal rever o San, que pilotou a mesa e co-produziu os dois primeiros CDs do Diafanes! Nessa primeira sessão, além de descarregar as guias e montar as sessões de pro-tools, gravamos os baixos das duas música. Primeiro foi o de “Sparkle”. No Diafanes temos mania de dar título provisório às músicas enquanto a letra não fica completamente pronta. Sparkle era antes chamada de “Baixo Podre” porque a levada do baixo é feita com distorção e acordes dissonantes. O Lenadro fez jus ao título provisório, tocando com uma pegada tão forte, que parece que ele trocou a palheta por um serrote!!! rssss O som do ampli Music Man valvulado com as caixas Ampeg ficou incrível!

Em seguida ele gravou “Ruído Abóbora”. Essa ele gravou no primeiro take, mesmo sendo uma linha bastante complicada. Assim começaram as gravações do nosso próximo projeto. O detalhe legal, é que estamos fazendo videos e publicando no facebook na mesma hora.

Video de gravação de baixo aqui:

http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=1689997018063

De volta ao velho pro-tools

Leandro de Cesar, o novo baixista!

Válvulas

Dia 13/11 às 20:00

Esse dia foi a sessão de gravação das guitarras da Lorena. Começamos com “Ruído Abóbora”. Nessa música as linhas da Lorena são decisivas pois marcam toda a base harmônica, já que as minhas linhas são mais detalhes. Primeiro ela gravou a levada das estrofes. Tiramos um som limpo marvilhoso do JTM45! Aliás, esse foi o único amplificador de guitarra que usamos para essas duas músicas. Em seguida o San sugeriu de dobrarmos alguns acordes e a base ficou como uma enorme parede de guitarras! Eu gostei muito, nunca tinha ouvido esse efeito apenas com guitarras limpas. Ainda na mesma música, a Lorena gravou umas linhas de guitarras com flanger que também ficaram ótimas.

Em “Sparkle” parte da Lorena é tocada com Ebow. Ela toca uma melodia que é harmonizada com o Theremin (que ainda não gravamos). Apesar dela não estar tão acostumada a tocar Ebow, e da melodia ser difícil, ela acabou gravando no primeiro take. Mais uma vez, eu adorei o som de guitarra, que misturou minha Seizi verde, Ebow, Big Muff e JTM45.

Link da Lorena gravando com Flanger:

http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=1691942466698

Lorena e o Ebow!

Lorena e o JTM45

Dia 14/11 às 21:30

Esse foi o meu dia de gravar guitarras. Porém, só gravei em “Ruído Abóbora”, pois em “Sparkle” eu só toco Theremin. Comecei mal esse dia, queimando meu JCM800, que seria o ampli que eu usaria nessa música. Liguei, passei o som, microfonei, e puff… chato. Acabei sendo obrigado a gravar com o JTM45 e no fim das contas valeu a pena, porque consegui timbres bem diferentes aos que estou acostumado e que funcionaram muito melhor na música. Gravei primeiro a base das estrofes. O San sugeriu de usar o tremolo do amplificador para essas partes, e eu gostei tanto que utilizei para o resto da música. Gravei os temas de introdução e meio da música… tudo muito alto!!! Para gravar os harmônicos artificiais tive de ir para técnica, porque a guitarra estava apitando muito de tanto volume. Voltei para a sala grande para gravar o solo… tinha estudado a tarde toda então acabei gravando relativamente rápido!!! Deu até para ir para uma balada depois…rssss

Video do solo de “Ruído Abóbora”

http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=1693706470797

harmônicos:

http://www.facebook.com/video/video.php?v=1693609948384

e

http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=1693864474747

Eu passando o som.

O San pilotando as minhas gravações.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Diafanes, Divulgação, Equipamentos, Guitarra. Bookmark the permalink.

One Response to Diafanes: Diário de Gravação

  1. FFF says:

    Legal o diário. Mantenha as atualizações. abraço

Leave a Reply

