História da Música


Você acha que o estudo da História da Música é essencial? Se sim, indicaria algum livro? (anônimo, via formspring.me)

Sim, claro que considero o estudo da História da Música importante! Entender as características dos períodos musicais e seus principais compositores, a evolução dos sistemas de composição e dos instrumentos e as técnicas diversas, seja de composição ou de execução, (entre muitos outros assuntos) é essencial, não importa se você é um compositor, um cantor ou um instrumentista.

Mas História da Música não é minha área, e eu não saberia lhe indicar bons livros. Acho que provavelmente um só livro não bastaria. O ideal seria ter um ou dois com abrodagem mais generalizada, e ter mais alguns específicos dos principais períodos e compositores.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, História da música. Bookmark the permalink.

2 Responses to História da Música

  1. Bruna says:

    os livros do Grout e Palisca, sobre história da música ocidental são bem completos. Eu utilizei estes nas aulas de história da música da faculdade. O “atlas de música” do alemão Urich Michels traz informações bem detalhadas sobre acústica musical e música das civilizações mais antigas, como Grécia e China.Tem duas edições, a segunda é sobre o barroco até a atualidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s