Van Halen, Jeff Beck, Hendrix e Blackmore


Taí… Por falar em guitarristas revolucionários, uma pergunta simples: Eddie Van Halen, Jeff Beck, Jimi Hendrix ou Ritchie Blackmore? Porquê? (Leo Bonna, via formspring.me)

Com certeza isso é uma questão de opinião e de gosto pessoal. Eu cresci ouvindo Blackmore e Beck e gosto muito mais deles do que de Hendrix e Van Halen (mas gosto destes também).

No entanto eu não considero na história da guitarra do rock o Blackmore e o Jeff Beck tão revolucionários quanto Hendrix e Van Halen. Acho que os dois últimos criaram duas linguagens completamente novas para o instrumento, enquanto os dois primeiros desenvolveram uma técnica que já existia. Não acho que quem desenvolva uma técnica seja menos importante do que invente uma, nem acho o contrário, os dois tipos de artistas devem existir e são importantes em igual proporção (na minha opinião!)

Claro que toda essa discussão fica no âmbito da história da guitarra do rock, porque em outros estilos como o Jazz e o Blues existem outros nomes de igual importância que criaram e desenvolveram novas técnicas e linguagens na guitarra.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Guitarra. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

