Harmonia Popular X Harmonia Tradicional


Grande Ciro aqui vai minha pergunta chata. Gostaria de saber de forma resumida se possível, quais as diferenças e semelhanças entre a harmonia tradicional e a popular. E porque dizem que elas se distanciam a medida que nos aprofundamos no assunto. Abraço (anônimo, via formspring.me)

Antes de minha resposta é preciso que você saiba que eu não sou imparcial à respeito desse assunto. Desde muito cedo eu tive sérias críticas ao método da harmonia popular e acabei optando pelo estudo da harmonia tradicional. Com o tempo essas críticas apenas se aprofundaram, ou seja hoje eu sou menos imparcial ainda! Contudo vou tentar responder da maneiro menor parcial possível.

Basicamente harmonia popular e tradicional se diferem na maneira que encaram a condução de vozes e os acordes. Na harmonia popular o encadeamento de vozes é pouco importante, no máximo existem algumas orientações para que se faça o menor movimento melódico possível. Ao meu ver esse enfoque deixa o acorde no centro do estudo da harmonia popular. Bom, digo “ao meu ver” porque é importante que você lembre de que eu não estudei a fundo esse método.

Na harmonia tradicional a condução de vozes é muito mais valorizada, existem dezenas de regras para realizar boas conduções. Com esse enfoque o acorde passa a ser uma consequência da condução de vozes, ou seja ele surge do encontro de diversas melodia em um mesmo tempo. Para a harmonia tradicional um acorde é uma análise!

Acho que cada professor vai lhe responder isso de maneira diferente, eu tento exercer minha alteridade e aceitar quase todas as respostas e justificativas… rs. A única resposta que eu repudio é de que harmonia popular é a harmonia da música popular e a harmonia tradicional é a harmonia da música erudita. Não acredite nesse tipo de argumento, ambas são técnicas e como tal quem resolve como ou em qual estilo irá utilizar é o compositor. Veja o meu caso, sou guitarrista, toco música popular e sempre estudei harmonia tradicional. Sempre apliquei esses estudos à música do Diafanes, aos meus solos e aos meus improvisos!

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Harmonia. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

