Como definir a fórmula de compasso


Como se define a fórmula de compasso de uma música? (anônimo, via formspring.me)

Em primeiro lugar você precisa definir a pulsação da música. Em alguns casos essa pulsação pode ser marcada por algum instrumento, mas em outros a pulsação está subentendida.

Uma vez definida a pulsação você terá que ouvir os pulsos fortes e descobrir em quantas partes esse ciclo é dividido. Se o tempo entre eles estiver dividido em dois pulsos (um pulso forte e outro fraco alternadamente) o compasso é binário, se estiver dividido em três pulsos (um pulso forte seguidos por dois fracos) o compasso é ternário, se estiver dividido em quatro o compasso é quaternário, etc.

Depois de definida a divisão (binária, ternária, quaternária, quinária, etc) do compasso, o próximo passo é ouvir a subdivisão dos tempos. Se essa subdivisão for binária (um tempo dividido em duas partes: uma parte forte e outra fraca) o compasso é simples e sua pulsação é de uma figura simples (semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa ou semifusa), se essa subdivisão for ternária (um tempo dividido em três partes: uma parte forte e duas fracas) o compasso é composto e sua pulsação é de uma figura pontuada.

Daí quando você for escrever a música poderá escolher uma figura que seja mais conveniente para ser a unidade de tempo (pulsação). Por exemplo em um compasso binário simples o número superior sempre será 2 e o número inferior será relativo a unidade de tempo (1 para sembreve, 2 para mínima, 4 para semínima, 8 para colcheia, 16 para semicolcheia, 32 para fusa e 64 para semifusa). Portanto um compasso 2/2 não soa diferente de um 2/4 pois ambos são binários simples, mas a notação é diferente. No caso de um binário composto o número superior será sempre 6 e o número inferior é relativo à figura que subdivide cada tempo, portanto um compasso 6/4 (binário composto com pulsação de mínima pontuada) não soa diferente de um 6/8 (binário composto com pulsação de semínima pontuada), mas assim como nos compassos simples a sua notação difere.

Você pode ler um pouco mais sobre esse assunto nesses posts:

https://cirovisconti.wordpress.com/2010/05/21/compassos-simples-x-compassos-compostos/

https://cirovisconti.wordpress.com/2010/05/23/compassos-mistos/

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

One Response to Como definir a fórmula de compasso

  1. Pablo says:

    Jack Lima talvez discorde disso…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s