Técnica de guitarra

Frases rápidas em ligado e palhetadas…Tenho dificuldade para executa-las. Alguma dica? Aliás, tenho muita deficiência na parte técnica…tem algum conselho? (anônimo, via formspring.me)

Bom, o estudo de técnica depende de duas coisas:

1) Postura e posicionamento correto das duas mãos – em primeiro lugar é importante você ter certeza de que não tem um posicionamento errado de mão esquerda (principalmente do polegar que apóia), que seus dedos não se afastam muito da escala da guitarra durante a execução e que você tenha uma digitação correta e limpa. Em relação a mão direita é importante saber se apóia a mão em um lugar que não esteja atrapalhando a palhetada, que o ângulo entre a palheta e a corda não esteja prejudicando o seu timbre, que sua palhetada seja sempre alternada e que seus movimento de palheta nao sejam muito abertos.

Eu aconselho a você procurar um bom professor que possa observar todos esses detalhes, porque fazer esse estudo sozinho é bem difícil.

2) Tempo de estudo – o estudo de técnica precisa ser diário para ser eficiente. No entanto a sua técnica não se transforma do dia para noite e a evolução tende ser lenta e progressiva.

Mas lembre-se que o estudo de técnica não é um estudo de velocidade. Técnica é tudo aquilo que faz o seu som chegar no ouvido do público, compreendendo a precisão rítmica, o cuidado com timbre e também a velocidade.

Abraços

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Guitarra. Bookmark the permalink.