“Pergunta” e “resposta” nas frases musicais


O que seria “pergunta e resposta” em uma musica? n consigo saber quando eh uma pergunta e uma resposta, nem entendo por que esses nomes. (anônimo, via formspring.me)

Os termos pergunta e resposta são usados em músicas em diversas situações, mas de maneira mais comum eles conotam um tipo de cadência que termina uma frase musical.

Uma frase musical pode ser comparada a uma frase na linguagem e portanto além dela conter uma idéia musical deve também ser delimitada. Na linguagem as frases são delimitadas por pontos, diversos tipo de pontuação são usados para terminar frases diferentes. Assim usamos o ponto de interrogação para terminar perguntas, e geralmente o ponto final para as respostas e afirmações.

A delimitação de uma frase musical é feita com as cadências, e da mesma forma que a pontuação na linguagem existem diversos tipos. A cadência é um evento harmônico (normalmente feita com dois acordes) e melódico (caracterizada pela resolução de uma sensível)

As cadências que vão para o I grau de uma tonalidade (a Tônica), especialmente aquela que usa a sequência V – I, são comparadas às respostas ou afirmações graças a sua sonoridade conclusiva. As cadências que vão para o V grau (a Dominante), por exemplo I – V ou II – V (onde o II pode ser um acorde maior com sétima menor, portanto uma Dominante da Dominante) são comparadas às perguntas graças a sua sonoridade suspensiva.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Estética musical, Harmonia. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s