Fórmula de compasso de “Scatterbrain” (4,5/4?!?!)


E aí cirao! Minha primeira pergunta, já que o assunto é jeff beck, qual é a formula de compasso de scatterbrain? (Diogo, via formspring.me)

Olá Diogo, como vai? Começou com uma pergunta e tanto!!!!

A fórmula de compasso de “Scatterbrain” descreve um tipo de compasso misto bem raro. Isso porque é um compasso quaternário no qual os três primeiros tempos são simples (semínima) e o último tempo é composto (semínima pontuada). Daí a subdivisão é binária nos três primeiros tempos e ternária no último. Se fôssemos dar um verdadeiro valor numérico a essa fórmula esse valor seria 4,5/4, já que no compasso cabem 4 semínimas e meia. Mas eu já vi pessoas escrevendo esse tipo de fórmula como 9/8, o que gera uma confusão já que o compasso não é integralmente composto e a unidade de tempo não é a colcheia.

Eu fiz uma partitura representando essa divisão para que você pudesse entender melhor (eu a postei em meu blog, cirovisconti.com/wordpress). Nessa figura o pentagrama A) mostra a divisão do compasso, e o B) mostra a subdivisão (veja como a letra “e” está marcando as partes fracas dos tempos).

Ainda existiria uma outra forma de notação. Você poderia transcrever com um compasso 3/4 sempre sendo seguido de um 3/8, mas eu realmente não acho que seja isso que aconteça ritmicamente em “Scaterbrain. Pessoalmente eu prefiro notar como 4.5/4.

Nós usamos um compasso parecido em uma música do Diafanes chamada Tic-Tac (no interlúdio), mas a diferença é que nela o tempo composto fica trocando de lugar a cada compasso.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Guitarra, Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

