Compassos Mistos


E os compassos Misto? (anônimo, via formspring.me)

Assim como os compassos quaternários tem um novo impulso no terceiro tempo, pois seu primeiro tempo é forte, o segundo é fraco, o terceiro é semi-forte e o quarto é fraco (F – f – SF – f *), todos os compassos maiores do que ele também o terão, esses compassos são chamdos de mistos.

Os compassos mistos são aqueles que misturam dois ou mais compassos de divisões diferentes. Todos os compassos mistos são divididos em cinco ou mais tempos (quinários, heptenários, etc…) e podem ser mistos simples ou mistos compostos.

Então um compasso quinário, 5/4 por exemplo, pode ser a soma de um 3/4 com um 2/4, e dessa forma fica com o primeiro tempo forte, o segundo o terceiro e o quinto tempos fracos e o quarto tempo semiforte (F – f – f – SF – f), ou de um 2/4 mais um 3/4, e e dessa forma ficando com o primeiro tempo forte, o segundo o quarto e o quinto tempos fracos e terceiro tempo semi-forte (F – f – SF – f – f).

O mesmo pode ser aplicado a todos os mistos e sempre haverá mais de uma forma para cada divisão. Os heptenários (compassos de 7 tempos) por exemplo tem três possibilidades de divisões: 4+3 (F – f – f – f – SF – f – f), 3+4 (F – f – f – SF – f – f -f), ou ainda 2+3+2 (F – f – SF – f – f – SF – f).

F = tempo forte
f = fraco
SF = tempo semi-forte

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s