Compassos simples X compassos compostos


Gostaria de saber um pouco mais sobre compassos. Compasso ,simples,composto, etc. Será q vc pode me dar uma ajuda? (anônimo, via formspring.me)

O compasso é a divisão da música em partes de iguais ou diferentes durações, seu começo e seu fim são determinados pelas barras de compasso. A divisão dos compassos e a fixação de uma figura que terá o valor de um tempo são definidos pela fórmula de compasso. A fórmula de compasso é formada por dois números em forma de fração (porém sem a barra de divisão entre eles) ela é colocada depois da clave no início da pauta. Existem dois tipos de fórmulas de compasso: as simples e as compostas. Nas fórmulas de compasso simples o número inferior da fração é chamado de unidade de tempo, ele define a nota que terá o valor de um tempo no compasso. A unidade de tempo sempre será um número correspondente a uma das figuras rítmicas, esse número é definido pela relação de cada figura com a semibreve. Portanto os números da unidade de tempo serão: 1 para semibreve, 2 para mínima, 4 para a semínima, 8 para a colcheia, 16 para a semicolcheia, 32 para a fusa e 64 para a semifusa.

Já o número superior da fórmula de compasso é chamado de unidade de compasso, que determina em quantos tempos se divide um compasso. Se a unidade de compasso for o número 2 o compasso é dividido em dois tempo e é chamado de binário simples. Por exemplo, se a unidade de tempo for 4 e a unidade de compasso for 2 esse é o compasso binário simples que tem como figura que corresponde a um tempo a semínima, chamamos esse compasso de “dois por quatro”. Se a unidade de compasso for o número 3 o compasso é dividido em três tempos e é chamado de ternário simples, seguindo a mesma lógica se a unidade de compasso for o número 4 o compasso é dividido em quatro tempo e e é chamado de quatenário simples.

As fórmulas de compassos compostas, são aquelas que utilizam como unidade de tempo uma figura composta (pontuada). Como só existe números proporcionais para representar as figuras simples, as fórmulas de compasso compostas vão mostrar como é a subdivisão do compasso, ao contrário das simples que mostram como é a divisão do compasso. Por exemplo,  uma fórmula de compasso binária simples que utiliza a semínima como unidade de tempo (2/4), mostra que o compasso é dividido em duas semínimas. Já uma fórmula de compasso binária composta que utiliza a seminima pontuada como unidade de tempo, por não ter um número que represente a semínima pontuada, tem de mostrar a subdivisão do compasso, ou seja, cada compasso é dividido em duas semínimas pontuadas, e subdividido em seis colcheias, daí a fórmula de compasso será expressa com os números 6/8. Mas atente para o fato de que o compasso 6/8 é binário com a pulsação de semínima pontuada!!!!! Todos os binários compostos tem o númerador 6, os ternários compostos tem o numerador 9 e os quaternários compostos tem o numerador 12.

Resumindo, existem 3 diferenças entre compassos simples e compostos:

1) Os compassos simples tem como unidade de tempo (pulsação) uma figura simples e os compostos tem como unidade de tempo uma figura pontuada.

2) A subdivisão dos tempos dos compassos simples será sempre binária, enquanto a dos compostos será sempre ternária.

3) As fórmulas de compassos simples expressam a divisão do compasso, as dos compostos expressam a subdivisão.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

3 Responses to Compassos simples X compassos compostos

  1. Pingback: 2010 in review | Ciro Visconti's Blog

  2. Pedro says:

    Nossa, muito obrigado pela seus posts sobre compassos simples e compostos!! Sou baterista e procuro ao máximo ler o máximo possível sobre teoria musical, para poder entender cada vez mais fácil como a música funciona… aproveitei e dei uma escutada na sua banda, Diafanes, curti pra caramba!!🙂

  3. cristiane says:

    esta tão dificil eu entender compasso simples e composto os numeros do compasso simples 2-3-4-5-7 composto 6-9-12-15-21eu seu mais se tiver assim 6 por 4 eu nao saberia dizer se simples e composto vc poder me ajudar entender eu estudo para tocar orgão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s