O que é um solo de guitarra?


O que eh um solo de guitarra? eu quero dizer eu sei reconhecer um solo de guitarra, mas n sei definir o q seja um solo de guitarra ou de qualquer coisa… (anônimo, via formspring.me)

Bem legal essa pergunta, muitas vezes a gente usa um termo tão corriqueiramente que acaba não refletindo sobre o seu significado.

“Solo” é um dos muitos termos italianos incluídos no vocabulário musical, significa “sozinho” e provavelmente começou a ser usado quando apenas uma voz ou um instrumento deveria executar uma peça ou parte dela. Títulos como “Sonata Para Violino Solo” ou “Suite para Violoncelo Solo” são comuns já no período Barroco. Nesse sentido somente músicas como “Eruption” do Van Halen, ou então partes de música como o interlúdio de “Brighton Rock” do Queen poderiam ser consideradas um solo de guitarra.

No entanto esse termo se modificou com o tempo e passou a ser utilizado não somente com a sua conotação original mas também quando um instrumento passa a fazer a melodia principal em uma peça. É comum chamar de “solo de clarinete” uma melodia em destaque feita por um clarinete numa peça sinfônica, significando que apenas um músico de um naipe executa a tal melodia.

Passando para o universo da música popular esse termo passou a ser usado toda vez que um instrumento passasse a ter destaque em uma melodia principal. Portanto um “solo de guitarra” acontece quando a guitarra deixa de ter a função harmônica/melódica de acompanhamento e passa a tocar a melodia principal sendo acompanhada pelos demais instrumentos.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical, Guitarra. Bookmark the permalink.

5 Responses to O que é um solo de guitarra?

  1. Junior says:

    Parabéns pela explicação mesmo. Muito bem detalhada

  2. Lopes Léo says:

    Bem legal esse seu artigo! Parabéns

    #curtoguitarra

  3. Bene says:

    Muito boa a explicação , parabéns!

  4. Diogo Rochad says:

    Explicação Rica em Detalhes, parabéns!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s