Diploma de música é necessário?


Opa Ciro, beleza? Sobre a pergunta de viver de música, você acha que é essencial ter um diploma? Ou simplesmente tocar bem e em muitos lugares já é suficiente?

Se é essencial eu não sei mas considero importante ter um diploma sim, se não considerasse nem teria batalhado para ter o meu. Só que você não pode se acomodar achando que se você tirar um diploma a sua carreira já está resolvida.

Em música a sua capacidade é fundamental para você ter uma boa carreira. Se você for um mal músico não há diploma que lhe garantirá bons trabalhos e projetos. Mas cada vez mais a profissão de músico fica acadêmica, e um diploma irá sempre abrir algumas portas com mais facilidade.

Além disso deve-se pesar o conhecimento que você adquire em uma faculdade. Claro que você pode estudar instrumento, teoria, harmonia, percepção, contraponto, análise, história da música, etc… sozinho, mas vai demorar muito mais sem uma orientação adequada, e pagar professores particulares saí dez vezes mais caro.

Em resumo, vá para a faculdade, forme-se, mas não se acomode nunca!

abraços

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s