Viver de música


Oi grande Ciro, estou para me formar na escola e tenho uma grande duvida, viver de musica ou nao? Isso é um tanto pessoal mas vc sobrevive de musica? Vale a pena se vc gosta realmente muito? Abraço. (Bruno Lisancic, via formspring.me)

Sim, eu vivo de música! E não tenho nenhuma reclamação.
Acho que ganhar a vida é difícil em qualquer área e por isso eu não vejo motivo de escolher uma profissão pensando apenas na grana. Viver de música é muito bom, mas exige que você seja um trabalhador sem preguiça! Isso porque é uma profissão autônoma e você ganha o que você trabalha, não dá prá ficar escondido atrás de uma escrivaninha disfarçando que está trabalhando e rezando para o tempo passar rápido.
Ser profissional em música exige que você tenha muita competência, porque se você não for bom de nada vai adiantar um diploma ou certificado! Você terá de estudar para o resto de sua vida, não só música como muitos outros assuntos periféricos!!!
É importante ser responsável, não atrasar em shows, não furar ensaios, etc… senão ninguém vai lhe chamar para tocar, não importa o quanto talento você tenha. Vícios de qualquer tipo (álcool, drogas, etc..) não lhe ajudarão em nada na sua carreira! Enfim para viver de música e bem é preciso se comprometer com isso!
Se você aceitar essas condições do ofício eu lhe garanto que a vida de músico é a melhor que existe! Porque você poderá tocar (ou cantar) e compor o dia inteiro e ainda receberá por isso!!! Nada melhor!!!!!

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Bate papo musical. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s