Como determinar a tonalidade de uma música II e terça de picardia I


Vlw Ciro, a explicação “astronômica” foi matadora. A tonalidade de Jazz .. poderíamos chamar de “Zappa”. Mas, High. Star termina estrofes em Lá Maior, não menor (ou seja, tonalidade é A)! O Blackmore omite terças, mas o Lord não. confira..(Fernando, via formspring.me)

Ahhh verdade vc tem razão, eu havia esquecido que o acorde final era maior! Mas esse tipo de finalização em maior me parece mais o que se chama de terça de picardia, veja a definição desse tipo de cadência que eu achei na wikipedia:

“Cadência Picarda
A Cadência Picarda ou Cadência de Picardia é característica das tonalidades menores. A resolução é feita dominante – tónica, sendo o acorde da tónica Maior. Exemplo: Algumas obras do período clássico e posteriores começam tipicamente em tom menor e terminam em maior, ou pelo menos num acorde maior. Se o tema musical está na tonalidade de Ré menor, seu acorde final, isto é, sua “resolução final”, será feita pelo acorde tônico da tonalidade homônima maior , logo, esse acorde final será o acorde de Ré maior.
Desta cadência provém o termo “Terceira Picarda” “Terça Picarda” ou “Terça de Picardia”, que é a prática de terminar os temas com a terça maior (acorde maior) ao invés de menor (mesmo quando os temas estiverem escritos em modo menor). A palavra “Picardia”, neste sentido, significa travessura, pelo fato de substituirem a tríade do terceiro grau da escala por uma tríade maior. A “terça de picardia” portanto, consiste em transformar a tríade do terceiro grau da escala diatônica em uma tríade maior, esteja a peça musical no modo maior ou menor, sendo mais comum a ocorrência da picardia no modo menor.”

Me parece que é isso que acontece em Highway, vc não concorda? toda a frase que encaminha para o fim é feita na escala de lá menor com os acordes C Dm F G e aí no último acorde eles alteram a terça de menor para maior (picardia púrpura…rs). Mas essa música é realmente asmbígua em relação a tonalidade e acho que cabe outras análises tb….

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Harmonia, Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

2 Responses to Como determinar a tonalidade de uma música II e terça de picardia I

  1. Dan says:

    Você cometeu um erro clássico de generalização no seu post.

    Errado: terminou em acorde maior o tom é maior! NÃO NECESSARIAMENTE.

    Certo: O fato da música terminar num acorde Maior através da cadência citada não que dizer que o tom da música seja maior. Esta cadência de picardia é só um enfeite com um belo efeito

    Se a música tiver uma única cadência de Picardia você diria que o tom é maior e os outros 99,9 % da música são de empréstimo modal??? Muito discutível!

    Então, O tom é menor e termina com a Cadência Picarda.
    ————————————————————————————

    Mesmo assim foi muito útil porque eu não lembrava o nome desta cadência.

    Abraço.

    • cirovisconti says:

      Desculpe Dan, mas eu não consigo enxergar esse erro clássico que você aponta. Eu não disse que uma música que termina em acorde maior é necessariamente em tonalidade maior. Essa colocação foi feita na pergunta que me foi feita. Esse blog se destina, entre outras coisas, a responder algumas dúvidas que me enviam, e essa pergunta me foi enviada pelo Fernando. Ele fez essa colocação dizendo que Highway estar termina em Lá Maior e portanto deveria ser maior. Eu respondi quie não era Lá maior e sim uma terça de picardia. eu concordo com você de que a picardia não muda a tonalidade da música!

Leave a Reply

