Como determinar a tonalidade de uma música I


Ciro… qual a regra, ou as regras, para se determinar a tonalidade de uma música? Usando essas regras, quero determinar a tonalidade das musicas: 1-Jazz from Hell, Zappa; 2-Sultans of swing ao vivo D Straits,3- Highway Star, deep purple. (Fernando, via formspring.me)

O sistema tonal (Maior/Menor) é um sistema que se parece com um sistema solar. Ele tem uma nota e um acorde (maior ou menor) que funciona como uma estrela que mantém uma força gravitacional sobre os demais sons. Além disso o sitema tonal tem algo de natural, já que suas escalas e acordes são de alguma forma produtos dos harmônicos da nota tônica. Durante a música tensões e passagens por outras regiões (tonalidades) devem se instalar gerando assim um afastamento da tônica, quanto maior esse afastamento mais forte será a volta da tônica no final!

Se você pensar desse jeito entenderá que as regras para se determinar a tonalidade de uma música são determinadas pelo ouvido. O ouvido quase sempre é capaz de perceber a tonalidade que é esse acorde e essa nota que puxa para si os demais sons. Normalmente a música ruma para terminar na tônica, isso quer dizer que geralmente o último acorde de uma música é seu I grau e portanto sua tonalidade.

Das músicas que você citou, Sultans od Swing é inconfundívelmente em Ré menor. Veja como esse acorde exerce uma função central durante toda a música.

Highway Star já é mais complicada. Ela inicia com passagens em Sol menor, mas no final da estrofe a melodia e os acordes encadeiam para Lá menor. Como todas as estrofes, inclusive a última, se dirigem para Lá menor, eu diria que essa é a tonalidade da música.

Eu adoro Zappa, mas não estou lembrado de Jazz From Hell. Lembro de algumas músicas desse disco, mas não dessa especificamente. Provavelmente essa será mais complicada de definir a tonalidade, e talvez nem tenha! Acontece que Zappa era um grande compositor e fez diversas experimentações com músicas Pós-tonais. O sistema tonal é um sistema incrível e o mais conhecido, mas existem outros anteriores e posteriores.

Abraçossss

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Harmonia, Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s