Sons enarmônicos


Olá Ciro, tudo bem? Gostaria de saber a diferença entre Do# e Reb. Meu professor sempre me disse que eles eram iguais. Nos temas de jazz que toco não ouço a diferença!! (Anônimo, via formspring.me)

Dó# e Reb são sons enarmônicos: sons de mesma altura com notas diferentes.

Isso quer dizer que são notas diferentes! Isso pq nota é um símbolo gráfico, ou um monossílabo (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá ou Si), que representa um som. Ou seja, como Dó# é escrito em um lugar diferente de Réb no pentagrama, e como são monossílabos diferentes (Dó e Ré) então é lógico concluir que são notas diferentes.

Se vc aceitar isso a discussão passa à outro nível: Dó# e Réb, apesar de serem notas diferentes são o mesmo som?

Não, claro que não. Não faria sentido inventar dois nomes para designar a mesma coisa! Como disse, eles são sons enarmônicos e portanto tem a mesma altura, mas altura NÃO é som!!! Altura é uma propriedade do som, e por ser uma de suas partes não pode ser o todo! O som é uma sensação (sensações são aquilo que percebemos por um dos sentidos, e o som percebemos pela audição). As notas levam o nome de acordo com a sensação que temos ao ouví-la, por exemplo: Sib e Réb são consonantes se ouvidos em um acorde de Sib menor, o intervalo entre eles é de uma 3m. Já Sib e Dó# soam dissonantes quando ouvidos na sequência da escala de Ré menor harmônica, o intervalos entre eles é de 2A. Pois bem, nesses exemplos têm uma nota igual, que é Sib, e ela dista um tom e meio da outra nota (Réb no primeiro caso e Dó# no segundo). Como os dois intervalos causam sensações diferentes (lembre-se o som é uma sensação), consonância (sensação de repouso ou relaxamento) no primeiro caso e dissonância (sensação de movimento ou de tensão) no segundo caso, foi necessário notar diferente esses dois sons.

Pense na frase: Quem casa quer casa. Nela a palavra casa aparece duas vezes, uma como verbo e outra como substantivo. Só é possível entender essa frase sem confundir o significado dessas palavras por causa do contexto. É assim também com os sons, tudo depende do contexto! E olha que legal: não existe nenhum contexto onde Dó# seja conssonante e Réb também!! Ou seja, são SEMPRE diferentes!!!

Abraços Diafânicos

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

One Response to Sons enarmônicos

  1. Romantiezer Beloni says:

    Muito boa a explicação. Já possui um pouco de conhecimento sobre o assunto. Com a explicação acima pude agregar um pouco mais de conhecimentos. Obrigado!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s