O porquê do semitom entre Mi e Fá


Eu achei um caderno de música antigo… que contém a seguinte pergunta e reposta:
- Por que entre o Mi e o Fá há 1/2 tom?
Resposta: consequencia do círculo de quintas no temperamento igual.
Eu fiquei com uma interrogação… gostaria, se você puder, de comentários sobre isso!!!! (Karina, via email)

Também fiquei com uma interrogação! Eu concordo com a primeira parte da afirmação (consequência do círcula das quintas) e entendo que entre Mi e Fá e entre Si e Dó tenham ficado (o termo usado por Platão no Timeu é “sobra”) intervalos de semitom por causa do círculo de quintas. Ou seja a série dos intervalos de tons e semitons é consequência de colocarmos as sete notas, que estavam distribuídas em quintas, dentro de uma mesma oitava como, no exemplo:

Até aí tudo bem, só que isso não tem nada a ver com o temperamento por igual. Entre Mi e Fá e entre Si e Dó há sempre um semitom de diferença, não importa em qual sistema de afinação. Esses semitons não são característica apenas do sistema temperado, portanto não concordo com a segunda parte da afirmação de seu caderno.

About cirovisconti

Guitarrista do Diafanes, professor do Conservatório Souza lima e colaborador da Revista Guitar Player myspace.com/cirovisconti myspace.co
This entry was posted in Estética musical, Teoria e estruturação Musical. Bookmark the permalink.

One Response to O porquê do semitom entre Mi e Fá

  1. Ao meu ver, o circulo das quintas e os semitons da escala natural, são apenas coincidencias matemáticas (ou melhor dizendo redundâncias) do sistema e não um causa do outro.

    O sistema é mais genérico, inclue as 7 notas naturais, sua distribuição em 12 semitons, e as relações de quintas, assim como diversas outras relações que existem como acidentes, enarmonias, e até relações tonais ou atonais.

    Agora, a afinação temperada, nada tem a ver com essas relações.

    Fui aluno de harmonia do Ciro, no Souza Lima e depois me formei em Composição e Regência pela UNESP.

    Abrax

Leave a Reply

